Olhando para o retrovisor e para o futuro

Governança e Gestão

Após quase trinta anos como executivo em médias e grandes empresas, vejo hoje o mundo corporativo em um ambiente diferente de negócios, com objetivos e princípios que não mudaram. O que mudou foi a velocidade com que as coisas acontecem nas organizações.

Para fazer negócios em qualquer setor da economia é preciso ter recursos, competência e informação. É no terceiro elemento que houve a grande mudança. Velocidade de informação. A internet é uma criança e os jovens que hoje entram no mercado de trabalho já nasceram após a era “www”.

A boa gestão da informação dentro das corporações será um dos fatores de sucesso da empresa. Esse é um elemento do novo mundo de negócios, mas não o principal tema de minha análise.

Quero retroceder no tempo em que a informação era tão importante quanto hoje, mas muito mais lenta. As decisões eram tomadas em outro ritmo e as pessoas nas organizações conversavam mais. Havia mais tempo disponível. Hoje o tempo é o recurso mais escasso nas empresas. Somente um bom processo de Governança pode administrar a falta de tempo em um mundo de negócios com informações que fluem na velocidade da luz.

Agradam-me os conceitos de John Davis, uma autoridade mundial em negócios familiares e governança, a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente há vinte anos. Formei meus conceitos adequados a realidade e ao ambiente brasileiro – leia meu artigo “O Brasil não é para amadores, principalmente no negócio de caminhões”.

Ainda hoje o tema Governança Corporativa é mal interpretado por muitas empresas. Vejo algumas com enorme potencial de crescimento, dominando a informação, mas patinando na governança por falta de definições básicas de comando e estrutura. Nesse ponto entra a necessidade do Conselho Consultivo.

No Brasil, menos de 30% das empresas pequenas e médias no setor logístico possuem um conselho consultivo formal. O índice aumenta nas empresas do Sul e Sudeste, mas cai para 18% em empresas do Centro Oeste, Norte e Nordeste. Surpreendentemente, menos de 60% das grandes empresas possuem Conselho em sua governança. (Fonte: MA8 Management CG).

Governança e Gestão
Governança e Gestão

A Governança deficiente na maioria das empresas promissoras me faz concluir que o Brasil tem um enorme potencial de sucesso ao empreendedorismo (em qualquer setor) e se houver organização interna, o caminho será trilhado de forma mais tranquila. A organização a que me refiro está em acoplar o conselho consultivo no processo de gestão da corporação.

Boas práticas de Governança são necessárias para colocar qualquer empresa nos trilhos, mas há uma diferença entre governança e gestão. Governança não é gestão. É direção. Já dizia Davis:“você não precisa de Conselho definido para ter Governança, mas precisa dela para unir e prosperar”.

A criação de um Conselho Consultivo é fundamental em uma empresa que quer amadurecer, mesmo quando não exigido por lei como no caso da S/A. Mas a autoridade do Conselho não pode existir meramente para validar decisões já tomadas. Na prática, o Conselho Consultivo ajuda muito na estruturação e na estratégia de uma empresa, seja familiar ou não. Já o Conselho de Administração possui poderes legais e é ele que até mesmo destitui o CEO de uma corporação ou veta uma decisão.

O custo de um conselho não é alto, pois zela pela qualidade das decisões tomadas na empresa. Decisões erradas, impensadas, impulsivas ou sem estratégia, podem custar muito caro e comprometer o futuro do negócio.

Um bom processo de Gestão e Governança é simples e não requer fórmulas mirabolantes. Apenas depende de orientação e vontade de líderes, sucessores e acionistas.

O que posso afirmar, olhando para o retrovisor dos últimos trinta anos, é que não há como garantir, que uma corporação com um bom processo de Governança será bem-sucedida no mercado competitivo. Mas posso assegurar que sem o estabelecimento de uma boa governança corporativa, o futuro de qualquer empresa será incerto.

Artigo publicado originalmente da Revista TranspoData – Janeiro/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s