Uma deliciosa releitura de Theodore Levitt

A “Miopia em Marketing”, 50 anos depois.

Recentemente resolvi folhar alguns livros e conceitos acadêmicos de quando ainda estudava ou iniciava minha jornada corporativa. É muito interessante quando você se auto-desafia em um processo de reciclagem, trazendo na bagagem a experiência de vida e a noção exata da realidade profissional, que naquela época não possuía. Quase tudo era apenas perspectiva.

Passaram-se mais de 30 anos desde a primeira vez que li esse fantástico Testamento de Marketing, escrito por Ted Levitt em 1960 e publicado na Harvard Business Review. Ao longo de três décadas meus conhecimentos corporativos se aprimoraram e com eles minha capacidade de compreensão e crítica ao tema.

Fiz uma deliciosa releitura do artigo original de Levitt e lavei a alma com a atualidade de uma obra de arte, escrita há mais de 50 anos, que rejuvenesce com o passar do tempo. 

Fico imaginando como seria o mesmo artigo se fosse reescrito hoje por Theodore Levitt, com a globalização, telefonia móvel, Google, WhatsApp e principalmente, com a ascensão da China capitalista e a consolidação da “maçãzinha” da Apple.

Quem quiser reler o artigo de Ted Levittcom olhos de um mundo 55 anos mais velho, anexo ao final o link para sua versão original, em Inglês e em Português. Pense que depois de sua publicação o muro de Berlin caiu, o mundo quase quebrou por duas vezes, surgiram a Internet, Bill Gates, Steve Jobs, Spielberg, a China passou a andar de Rolls Royce, o Brasil deixou de ser mero expectador mundial, o carro elétrico é uma realidade e os melhores vinhos do mundo deixaram de ser feitos na França.  Enjoy it.

Orlando Merluzzi

miopia-em-marketing-portugues

mktgmyopia-original-english

Publicado originalmente em 29/03/2013 no blog: oleodieselnaveia.com

3 respostas para “Uma deliciosa releitura de Theodore Levitt”

  1. Orlando

    Parabéns pelo novo site!! Muito importante ter um meio de divulgar ideias e reflexões para os cada vez menos preparados líderes. Minutos de sabedoria… e de graça…!

    Abraço

    Marcos Leandro

  2. OM, Parabéns pela qualidade editorial. Creio tratar-se de elemento de aglutinação não só de profissionais da área automotiva mas também de outras Engenharias. Grande abraço e mais uma vez parabéns ! RFB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s