Como construir a confiança no ambiente profissional

O processo de construção e solidificação da “confiança” no ambiente corporativo passa por vários níveis atitudinais, comportamentais, conceituais e um único nível moral, aquele que é aceito nos princípios éticos.

No livro Potência Corporativa, transformando o clima organizacional e a adrenalina em resultados para a organização, de 2017, construí o cenário para a compreensão do Círculo da Potência Corporativa, que tem a confiança como “pano de fundo” e uma parte do que sustenta a tese central da obra está descrita no quadro acima.

“O processo de gestão do clima organizacional é amplamente divulgado nas empresas, mas pouco aplicado na prática e, em algumas vezes, são lembrados apenas nos momentos de participação em pesquisas comerciais ou em aparições na mídia, como parte da estratégia de comunicação e propaganda”

A taça de cristal

A confiança é como uma taça de cristal, se trincar levemente, poderá ainda servir para tomar água, mas nunca mais deixará de ser uma taça de cristal trincada e assim também é dentro do ambiente de trabalho.

A escalada da confiança no ambiente corporativo

Observe os degraus da confiança no ambiente. É um processo longo, função do tempo, que envolve elementos característicos das pessoas em relações sociais, familiares e profissionais.

“A confiança é o produto final da alquimia entre o caráter, a empatia e a competência, observados de modo recorrente e não apenas em uma situação específica”

Os gestores buscam resultados e a empresa, salvo raras exceções, não é uma entidade beneficente. Tudo o que afeta o clima organizacional impacta diretamente nos resultados e, por consequência, afeta a Potência Corporativa.

Valores bons são pétreos, valores maus são mutáveis

caráter é algo que pode, em algumas situações, ser recuperável, a empatia pode ser trabalhada e a competência pode ser desenvolvida, mas tudo isso tem um preço alto e a organização precisa estar disposta a pagar por ele. Lembre-se que a imagem da empresa está ligada aos produtos, valores e atitudes, mas também à reputação das pessoas que a representam no mercado.

Monitorar esse painel de controle requer muita experiência e um elevado senso de justiça.

Orlando Merluzzi

————————–

#ética #moral #confiança #gestão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s