27 dicas fundamentais para Gestão Estratégica no pós-pandemia

Dica de abertura: não espere a pandemia passar para tomar as ações recomendadas a seguir

Em março deste ano publiquei as 18 dicas de gestão para orientar as empresas na crise. Agora, quatro meses depois, seguem as dicas e alertas complementares, que podem definir a longevidade do negócio no pós-pandemia. As 18 dicas originais estão no final deste artigo.

Modelo de negócios

A dica original era: reavalie, redesenhe ou ratifique o seu modelo de negócios e de sucesso.

Dica n° 19 – Se você não reavaliou seu modelo de negócios nos últimos 4 meses, perdeu um tempo precioso. A gestão de crises exige reação, mas é também uma ótima oportunidade para se preparar para a próxima crise, seja ela quando for. Ainda há tempo de reavaliar, redesenhar ou ratificar (confirmar) o seu modelo de negócios e de sucesso. O mercado oferece ótimas soluções para isso. Eu prefiro trabalhar com o exclusivo Canvas PLUS para essa finalidade, mas não é a única ferramenta disponível no mercado.

Orçamento e investimentos

A dica original era: revise imediatamente e reduza ao essencial de sobrevivência. Renegocie contas, impostos e empréstimos; tome a iniciativa, mas mantenha crédito futuro. Procure girar o caixa essencial e preservar o ativo.

Dica n° 20 – Orçamento é a implementação tática de um plano de negócios, que deve sair do item anterior. A definição do que fazer com custos e despesas não é um aplicativo que se baixa das nuvens. A essa altura você já o revisou por completo e se não o fez, a empresa está a deriva em um momento crucial. Ainda há tempo de reestruturar prioridades de saída de caixa, expectativas futuras de receitas e necessidade de investimentos na operação. Renegocie dívidas, preserve crédito.

Marketing estratégico

A dica original era: foque o marketing estratégico, entenda as novas necessidades do novo mercado e saia na frente.

Dica n° 21 – Ao contrário do que muitas pessoas pensam (e confundem), Marketing não é propaganda nem promoção, é inteligência de comportamento do mercado. Entender, agora, as mudanças comportamentais do consumidor e do seu segmento de atuação, podem definir o futuro e a longevidade da sua empresa, seja para expandir o negócio atual, ou preparar e valorizar para a venda da própria empresa. Identifique tendências e alinhe-se a elas.

Quatro certezas

I.  A crise vai passar e você competirá em um novo campo de jogo.

II.  Haverá uma nova crise, cedo ou tarde e dessa vez ela não vai lhe pegar desprevenido, novamente.

III.  Muitas novas oportunidades de negócios já surgiram, mesmo dentro do seu segmento de atuação. Identifique-as imediatamente.

IV.  Novas formas de gestão são necessárias, mesmo dentro do seu segmento de atuação. Gestão do negócios e gestão de pessoas.

Operações Comerciais

Dica n° 22 – Entenda as novas formas de vendas e relacionamento com clientes e fornecedores. A tradicional forma de gestão de equipes vai ficar obsoleta. Antecipe essa tendência. Revise seus processos de operações comerciais e o relacionamento com fornecedores, canal de distribuição, clientes e sistemas de financiamento de vendas. Fidelidade de cliente não existirá. Considere ser um agente importante no marketplace. Reveja métodos de estabelecimento de objetivos, cobrança de resultados, produtividade e meritocracia.

Comunique-se com a comunidade. ESG (sigla para ações de sustentabilidade, responsabilidade ambiental, social e governança corporativa)

Dica n° 23 – Enquadre (ou re-enquadre) sua empresa nas ações sociais e saiba comunicar isso para a comunidade. Comprometa-se com as causas ambientais e abrace as causas de diversidade e respeito às pessoas, seja em que circunstância for. Atenção: essa é uma megatendência muito importante. Em todos os casos, atue sempre por propósito e não por propaganda ou publicidade. Saiba comunicar o seu propósito.

A Cadeia de Valor mudou

Dica n° 24 – A forma de fazer negócios muda radicalmente de agora em diante. A facilidade da comunicação e onipresença digital coloca muito mais poder nas mãos do mercado. Atividades primárias e atividades de suporte são apenas engrenagens de um ambiente de negócios mais complexo. Fortaleça o relacionamento com fornecedores e com sua cadeia de distribuição. Valorize suas equipes e colaboradores terceiros, faça com que todos saibam disso. A comunicação estratégica assume um novo papel.

Ganham mais importância na gestão, de agora em diante:

V.  Criação de área específica e permanente para gestão de crises.

VI.  Comunicação corporativa estratégica e profissional. Não há mais espaço para aprendizado pelo método da tentativa e erro.

VII.  Inteligência de mercado (comportamental), não só quantitativa.

VIII.  Novos métodos de avaliação de desempenho e reconhecimento meritocrático. Valorize quem esteve ao seu lado, mas saiba reter essas pessoas. Estar ao seu lado também passa por “dar resultados”.

Gestão de equipes e ambiente de trabalho. Motivação e pertencimento.

Dica n° 25 – Avalie o moral da sua equipe. O período da pandemia trouxe insegurança, sensações ambíguas de fracasso e sucesso, stress desconhecido e pode ter gerado uma bomba relógio comportamental. Faça um estudo sobre o real Clima Organizacional e não se iluda com promessas de recompensas periódicas. Fuja de ferramentas engessadas de avaliação do ambiente de trabalho. Cada caso é um caso; cada empresa é uma empresa

Saiba dimensionar e dosar a potência corporativa da sua empresa

Dica n° 26 – As últimas três pesquisas nacionais sobre Clima Organizacional, conduzidas pela MA8 e pelo portal Pensamento Corporativo, indicaram que 90% das empresas e equipes possuem situações submersas que não são diagnosticadas facilmente. Assédio moral, bullying, traição, fofoca, agendas ocultas, preferências e diferenças pessoais e, principalmente, falta de confiança nas pessoas, drenam a capacidade da organização para intra-empreender e inovar. Diagnóstico, plano de ação e monitoramento devem ser feitos com critérios e profissionalismo.

Como memória, este é o chart publicado anteriormente, também disponível no Portal Pensamento Corporativo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E por fim…

Dica n° 27 – comece pela dica de abertura.

O Portal Pensamento Corporativo tem como missão, difundir as boas práticas da gestão, da governança, da ética e da educação.

Orlando Merluzzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s