Quais lições o mundo vai tirar da pandemia do COVID-19?
O mundo da tecnologia já criou a inteligência artificial, a gestão do big-data, o blockchain, a computação quântica, os carros autônomos, estão desenvolvendo satélites invisíveis, nano-armamento e até já estabeleceram data para o homem viajar a Marte. No mundo dos negócios o turismo espacial já é quase uma realidade.
A Sociedade 5.0 promete prever catástrofes e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio dos benefícios de toda essa tecnologia.
”Então, alguém na China come um morcego, chacoalha o mundo e destrói a economia global. Isso prova que é curta distância entre a alta tecnologia e o conto de fadas”
Será que os países ricos, as superpotências e as mentes privilegiadas continuarão investindo em uma supertecnologia que foi derrotada em três meses por um novo vírus? Será que não é hora de repensar, para onde o mundo deveria, de fato, direcionar os seus investimentos?
Investir em educação básica, ações globais de saúde e bem-estar, conscientizar sobre higiene, reduzir a miséria e a fome (principalmente nos países menos privilegiados) e promover uma inclusão social mundial, em minha opinião, já seria um ótimo começo e dinheiro não falta. O que você acha?
Orlando Merluzzi
————————————–
Nota: A história do “morcego”, como origem do vírus, ainda não foi comprovada e surgem incríveis “teorias da conspiração”, as quais vou descartar.